1.1 Conteúdos: Sistema Respiratório
- Cavidades nasais
- Faringe
- Laringe
- Traqueia
- Brônquios
- Pulmões
- Os trabalhos dos alvéolos Pulmonares
- Os movimentos respiratórios
- A regulação da respiração
2 – JUSTIFICATIVA
“Quando a gente nasce, a primeira coisa que a gente faz é
inspirar profundamente, a última aqueles que deixam o mundo é fazer
uma profunda expiração, exalando o derradeiro suspiro (Caio
Miranda).
A respiração é um processo vital do ser humano. É de fundamental
importância conhecer as estruturas anatômicas que constituem o
sistema respiratório, da mesma forma, a sua fisiologia.
A respiração pode ser um ato involuntário, muitas pessoas não
percebem sua importância. No entanto, ela é considerada a principal
do organismo, afinal, diversas funções fisiológicas só acontecem
graças a este ato. Portanto, sem respiração não há vida.
Sabe-se que o ser humano respira do modo imperfeito e vive a maior
parte do tempo num ar viciado e poluído. Realizar a atividade
respiratória de forma adequada, alternando os processos de
inspiração e expiração, mobilizar a caixa torácica e a coluna,
melhora a capacidade pulmonar.
3- OBJETIVO GERAL
Tornar o aluno apto a reconhecer os principais órgãos do sistema
respiratório e entender o processo da respiração correta para
manter a saúde.
4 – OBJETIVO ESPECÍFICOS
a) Identificar as estruturas anatômicas que constituem o sistema
respiratório humano;
b) desenvolver o conhecimento sobre a estrutura fisiológica do
aparelho respiratório humano;
c) reconhecer a atividade respiratória como sendo uma alternância
de inspiração e expiração;
d) entender o processo da respiração celular e relacionar com a
produção de energia para o corpo;
e) adquirir hábitos corretos de respiração;
f) apontar o controle básico da respiração.
5 – METODOLOGIA
- Iniciar a aula com uma atividade prática. Pedir para que todos os alunos fiquem de pé e caminham pela sala e façam o seguinte.
- Inspire profundamente pelo nariz. Calmamente, perceba o ar entrando. Relaxe e aguarde um pouco. Agora mantenha a boca aberta e aspire o ar. Preste atenção ao ar que entra em seu corpo. Todos os alunos podem sentar.
- Fazer a seguinte pergunta:
O ar pode entrar em nosso corpo tanto pela boca quanto pelo nariz.
Será que há alguma diferença para organismo? ( deixar os alunos
falar).
- Colocar no quadro o Mapa contendo o Sistema respiratório. Explicar a figura. Pedir para que todos desenhem o sistema respiratório em uma folha de ofício.
- Explicar esse conteúdo através de slides, anatomia e fisiologia das estruturas que constituem o sistema respiratório. (slides enriquecidos com figuras das estruturas).
- Fazer uma atividade prática antes de explicar os movimentos respiratórios.
- Pedir para que todos os alunos fiquem de pé e façam o seguinte:
Mantenha-se relaxado e observe por alguns minutos, os movimentos de
seu tórax durante a respiração.
- Lançar os alunos a seguinte pergunta:
O que você percebeu? Elaborar um esquema para explicar.
- Explicar aos alunos os processos da inspiração e expiração usando o mapa. Ao explicar, pedir aos alunos que realizem os movimentos.
- Explicar sobre a regulação da respiração.
- Confecção de um pulmão para demonstrar os processos da inspiração e expiração por cada aluno. Cada aluno deve demonstrar o pulmão explicando os dois processos.
- Observar as estruturas do sistema respiratório através do dorso humano.
- Entregar para os alunos uma lista de atividades para serem feiras individualmente.
- Vídeos “A respiração” Os caminhos do ar. (23 mim) Em duplas, produzir um texto, apresentar e entregar.
- Prova escrita e individual.
6 – RECURSOS
- Livros didáticos
- Projetor multimídia
- Vídeo
- Televisão
- Folha de oficio
- Lápis de cor
- Lápis, caneta, borracha, régua
- Mapa (sistema respiratório)
- Dorso humano
- Garrafinhas pet
- 2 balões
- 1 rolha
- canudo (caneta)
- fita adesiva
7- AVALIAÇÃO
A avaliação, elemento fundamental do processo ensino aprendizagem,
ocorrerá a todo momento, em todas as ações:
“avalia-se para diagnosticar avanços e entraves, para intervir,
agir, problematizando, interferindo e redefinindo os rumos e caminhos
a serem percorridos”.
Nessa unidade serão avaliados os seguintes itens.
a) Participação e interesse durante a exposição dos conteúdos e
realização das atividades orais, práticas e escritas.
b) Desenho do sistema respiratório.
c) Produção do texto sobre o vídeo.
d) Prova escrita individual.
e) Confecção do pulmão e apresentação
Obs. A recuperação paralela será feita no final do bimestre.
8 – REFERENCIAS
AULAS DE ANATÔMIA – SISTEMA
RESPIRATÓRIO. Disponível
em:
<www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm>.
Acesso
em:
20
de
setembro
de
2011.
BARROS, CARLOS; PAULINHO, WILSON ROBERTO. Ciências, o
Corpo Humano. 4ª edição, São Paulo:
Atica, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências
fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário