sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

RESPIRAÇÃO



1.1 Conteúdos: Sistema Respiratório
  • Cavidades nasais
  • Faringe
  • Laringe
  • Traqueia
  • Brônquios
  • Pulmões
  • Os trabalhos dos alvéolos Pulmonares
  • Os movimentos respiratórios
  • A regulação da respiração

2 – JUSTIFICATIVA


“Quando a gente nasce, a primeira coisa que a gente faz é inspirar profundamente, a última aqueles que deixam o mundo é fazer uma profunda expiração, exalando o derradeiro suspiro (Caio Miranda).
A respiração é um processo vital do ser humano. É de fundamental importância conhecer as estruturas anatômicas que constituem o sistema respiratório, da mesma forma, a sua fisiologia.
A respiração pode ser um ato involuntário, muitas pessoas não percebem sua importância. No entanto, ela é considerada a principal do organismo, afinal, diversas funções fisiológicas só acontecem graças a este ato. Portanto, sem respiração não há vida.
Sabe-se que o ser humano respira do modo imperfeito e vive a maior parte do tempo num ar viciado e poluído. Realizar a atividade respiratória de forma adequada, alternando os processos de inspiração e expiração, mobilizar a caixa torácica e a coluna, melhora a capacidade pulmonar.


3- OBJETIVO GERAL


Tornar o aluno apto a reconhecer os principais órgãos do sistema respiratório e entender o processo da respiração correta para manter a saúde.


4 – OBJETIVO ESPECÍFICOS


a) Identificar as estruturas anatômicas que constituem o sistema respiratório humano;

b) desenvolver o conhecimento sobre a estrutura fisiológica do aparelho respiratório humano;

c) reconhecer a atividade respiratória como sendo uma alternância de inspiração e expiração;

d) entender o processo da respiração celular e relacionar com a produção de energia para o corpo;

e) adquirir hábitos corretos de respiração;

f) apontar o controle básico da respiração.


5 – METODOLOGIA

  • Iniciar a aula com uma atividade prática. Pedir para que todos os alunos fiquem de pé e caminham pela sala e façam o seguinte.
  • Inspire profundamente pelo nariz. Calmamente, perceba o ar entrando. Relaxe e aguarde um pouco. Agora mantenha a boca aberta e aspire o ar. Preste atenção ao ar que entra em seu corpo. Todos os alunos podem sentar.
  • Fazer a seguinte pergunta:
O ar pode entrar em nosso corpo tanto pela boca quanto pelo nariz. Será que há alguma diferença para organismo? ( deixar os alunos falar).
  • Colocar no quadro o Mapa contendo o Sistema respiratório. Explicar a figura. Pedir para que todos desenhem o sistema respiratório em uma folha de ofício.
  • Explicar esse conteúdo através de slides, anatomia e fisiologia das estruturas que constituem o sistema respiratório. (slides enriquecidos com figuras das estruturas).
  • Fazer uma atividade prática antes de explicar os movimentos respiratórios.
  • Pedir para que todos os alunos fiquem de pé e façam o seguinte:
Mantenha-se relaxado e observe por alguns minutos, os movimentos de seu tórax durante a respiração.
  • Lançar os alunos a seguinte pergunta:
O que você percebeu? Elaborar um esquema para explicar.
  • Explicar aos alunos os processos da inspiração e expiração usando o mapa. Ao explicar, pedir aos alunos que realizem os movimentos.
  • Explicar sobre a regulação da respiração.
  • Confecção de um pulmão para demonstrar os processos da inspiração e expiração por cada aluno. Cada aluno deve demonstrar o pulmão explicando os dois processos.
  • Observar as estruturas do sistema respiratório através do dorso humano.
  • Entregar para os alunos uma lista de atividades para serem feiras individualmente.
  • Vídeos “A respiração” Os caminhos do ar. (23 mim) Em duplas, produzir um texto, apresentar e entregar.
  • Prova escrita e individual.

6 – RECURSOS

  • Livros didáticos
  • Projetor multimídia
  • Vídeo
  • Televisão
  • Folha de oficio
  • Lápis de cor
  • Lápis, caneta, borracha, régua
  • Mapa (sistema respiratório)
  • Dorso humano
  • Garrafinhas pet
  • 2 balões
  • 1 rolha
  • canudo (caneta)
  • fita adesiva

7- AVALIAÇÃO


A avaliação, elemento fundamental do processo ensino aprendizagem, ocorrerá a todo momento, em todas as ações:
“avalia-se para diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizando, interferindo e redefinindo os rumos e caminhos a serem percorridos”.
Nessa unidade serão avaliados os seguintes itens.
a) Participação e interesse durante a exposição dos conteúdos e realização das atividades orais, práticas e escritas.
b) Desenho do sistema respiratório.
c) Produção do texto sobre o vídeo.
d) Prova escrita individual.
e) Confecção do pulmão e apresentação
Obs. A recuperação paralela será feita no final do bimestre.


8 – REFERENCIAS

AULAS DE ANATÔMIASISTEMA RESPIRATÓRIO. Disponível em: <www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm>. Acesso em: 20 de setembro de 2011.
BARROS, CARLOS; PAULINHO, WILSON ROBERTO. Ciências, o Corpo Humano. 4ª edição, São Paulo: Atica, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário