segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aprendizagem com multimídias no Ensino de Ciências


Existe uma grande reflexão sobre o aprendizado com multimídias no ensino de Ciências. Para que o ensino seja de qualidade é preciso que o aluno adquire habilidades de questionar, de fazer sentido o mundo que rodeia, de reunir e avaliar dados, de tomar decisões e de se comunicar, transmitindo suas ideias aos outros. (THOMAN, ELIZABETH e JOLLS, TESSA, 2004).
No entanto, segundo Tessa (2004), no ensino de Ciências, a literatura midiática se baseia na investigação, no pensamento crítico, de avaliação e da comunicação. Os alunos devem estar letrados e terem capacidades diversas de comunicação. Os mesmos devem ter capacidade de classificar informações. O local ideal para este aprendizado está na escola, especificamente no ensino de Ciências.
Conforme Tessa (2004), o uso dos recursos midiáticos permite:
- Demonstrar visualmente ideias e conceitos científicos:
- Permite sentimento a motivação do aluno para entender o meio em que vive bem como gera interesse para aprender Ciências:
- Apresentar locais, estudos de caso relevantes:
- Fornecer exemplos virtuais que permitem conectar o aluno a lugares distantes ou inacessíveis:
- Permite conectar-se ao mundo, com as pessoas que praticam ciência, das pesquisas e informações de interesse:
- Promove habilidades de pensamento crítico, permitindo a resolução de problemas e habilidades de comunicação:
- Proporcionar experiência comum que pode ser compartilhada por todos os alunos.
O ensino de Ciências não está apenas voltado para a busca do entendimento, da experiências e dos teoremas. Ela está também voltada à cidadania e à inclusão. O educador deve apresentar uma visão interdisciplinar e transdisciplinar de ciência, para que se possa intervir na sociedade moderna. Procura-se, assim, orientar o ensino de Ciências para a discussão mais prática e crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico, bem como, de seus envolvimentos e relacionamentos na sociedade para a qualidade de vida de cada cidadão (JUNIOR et. al., 2012).

REFERÊNICAS

JÚNIOR, Hélio rosettI; GUERRA, José Adilson dos Santos; DA FONSECA, José Maria Vieira; SCHIMIGUEL, Juliano; FRENEDOZO, Rita de Cássia; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Educação de Ciências e matemática: análise sobre o livro didático e as possibilidades educacionais. Revista Científica Indexada Linkania Master. Ano 2, n.4, Set/Dez, 2012.

THOMAN, Elizabeth & JOLLS, Tessa. Why Use Multimedia in Science Education? Media Literacy: A Nacional Priority for a Clanging World. American Behavioral Scientist. vol. 48, No. 1, 18-29 (2004) Disponível em: . Acesso em: 28 de janeiro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário