Existe uma
grande reflexão sobre o aprendizado com multimídias no ensino de
Ciências. Para que o ensino seja de qualidade é preciso que o aluno adquire habilidades de questionar, de fazer sentido o mundo que rodeia, de
reunir e avaliar dados, de tomar decisões e de se comunicar,
transmitindo suas ideias aos outros. (THOMAN, ELIZABETH e JOLLS,
TESSA, 2004).
No entanto,
segundo Tessa (2004), no ensino de Ciências, a literatura midiática
se baseia na investigação, no pensamento crítico, de avaliação e
da comunicação. Os alunos devem estar letrados e terem capacidades diversas de comunicação. Os mesmos devem ter capacidade de classificar informações. O local
ideal para este aprendizado está na escola, especificamente no ensino
de Ciências.
Conforme Tessa
(2004), o uso dos recursos midiáticos permite:
-
Demonstrar visualmente ideias e conceitos científicos:
-
Permite sentimento a motivação do aluno para entender o meio em que
vive bem como gera interesse para aprender Ciências:
-
Apresentar locais, estudos de caso relevantes:
-
Fornecer exemplos virtuais que permitem conectar o aluno a lugares
distantes ou inacessíveis:
-
Permite conectar-se ao mundo, com as pessoas que praticam ciência,
das pesquisas e informações de interesse:
-
Promove habilidades de pensamento crítico, permitindo a resolução
de problemas e habilidades de comunicação:
-
Proporcionar experiência comum que pode ser compartilhada por todos
os alunos.
O ensino de
Ciências não está apenas voltado para a busca do entendimento, da experiências e dos teoremas. Ela está também voltada à cidadania e à
inclusão. O educador deve apresentar uma visão interdisciplinar e
transdisciplinar de ciência, para que se possa intervir na sociedade
moderna. Procura-se, assim, orientar o ensino de Ciências para a
discussão mais prática e crítica acerca dos processos de produção
do conhecimento científico-tecnológico, bem como, de seus
envolvimentos e relacionamentos na sociedade para a qualidade de vida
de cada cidadão
(JUNIOR et.
al.,
2012).
REFERÊNICAS
JÚNIOR,
Hélio rosettI; GUERRA, José Adilson dos Santos; DA FONSECA, José
Maria Vieira; SCHIMIGUEL, Juliano; FRENEDOZO, Rita de Cássia;
AMARAL, Carmem Lúcia Costa.
Educação
de Ciências e matemática: análise sobre o livro didático e as
possibilidades educacionais. Revista
Científica Indexada Linkania Master.
Ano
2, n.4, Set/Dez, 2012.
THOMAN,
Elizabeth & JOLLS, Tessa. Why
Use Multimedia in Science Education? Media Literacy: A
Nacional Priority for a Clanging World. American Behavioral
Scientist.
vol. 48, No. 1, 18-29 (2004) Disponível em:
.
Acesso
em: 28 de janeiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário