quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Plantas Venenosas

Muitas plantas usadas como ornamentação e jardins possam ser tóxicas. Nos casos graves as toxinas de origem vegetal atacam o sistema digestivo, circulatório, muscular e nevoso. Sintomas de envenenamento são em geral vômitos, queda de pressão, dificuldades respiratórias, tontura, convulsão, disenteria e perda de consciência.
Algumas plantas tóxicas mais comuns:

Comigo-ninguém-pode:

Planta pequena, de caule semelhante ao da cana-de-açúcar e grande folhas largas, com muitas machas brancas. Quando mastigada, causa lesões na boca e na língua, que pode inchar e provocar asfixia, pois o inchaço impede a passagem do ar pela glote.
Dama-da-noite:

Pequena árvore com cachos de flores miúdas, brancas. As flores exalam à noite um forte odor que, em muitas pessoas, provoca mal-estar e dor de cabeça. Ingerida pode ser mortal.
Dedaleira:

Erva que forma um longo cacho de flores na ponta do caule. As flores são roxas, com as pétalas em tubo, que lembra a forma de um dedal. Sua toxina afeta o coração.
Espirradeira:

Pequena árvore de folhas longas, que produz cachos de flores brancas ou róseas. Sua toxina também ataca o coração.
Trombeteira (saia-branca):

Pequena árvore de folhas largas e grandes flores brancas ou róseas, de 20 a 30 cm, em forma de trombeta. Ingerida, causa problemas nervosos e circulatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário