A mídia é um meio pelo qual é possível a comunicação, seja ela
em forma de texto, som e imagem estática ou de movimento. Através
das tecnologias da informação, cada vez mais avançadas, os meios
interagem. É possível articular uma junção de textos, sons,
imagens e vídeos de forma interativa entre si através do computador,
celular, tablets ou em um projetor de multimídia interativo. Esta combinação entre os tipos de mídias defini-se multimídia.
Os computadores vinculas a uma rede, por exemplo, têm capacidade de processamento cada vez maior. As mídias neles suportados interagem de
forma dinâmica. Esta interação tem possibilitado um
fortalecimento das comunidades virtuais de aprendizagem ou de fóruns
de participação disponíveis pela internet e o fortalecimento da
educação a distância.
Hoje em dia é até difícil trabalhar apenas com a mídia em forma impressa com os alunos. A partir do computador é possível
contemplar os diferentes meios. Um exemplo é a simples produção de slides
pelos alunos. Eles não são apenas observadores e ouvintes, mas acabam montando
e interagindo com o som, com a imagem e com o texto, com os gráficos, alunos tornam-se autores. Além disso, é
possível agregar os meios formando um hipertexto. Porém, é
necessário que o instrutor, professor, tenha em mente um objetivo bem claro a fim de alcançar um resultado positivo com as multimídias.
Pasme as diversas críticas que existem no uso limitado dos computadores nas escolas públicas. Elas estão cobertas de razão! Porém, percebo que não
podemos deter-se as críticas na utilização do Sistema Linux. Este sistema passa por uma acelerada transformação, o interessante, ao invés de criticar, seria colaborar. Um dos sistemas operacionais mais avançados baseados no Linux é o Ubuntu, graças a colaboração de pessoas de todas as partes do mundo. Nas escolas, o que limita mesmo
são as baixas qualidades dos hardwares dos computadores, isso sim é vergonhoso,
principalmente os chamados multiterminais. Quem quiser saber mais informações a respeito é interessante ler o artigo Multiterminais e Userful Multiplier - uma solução barata que sai caro.
Nas escolas, não se tem a necessidade de softwares pagos. Versão atualizadas do
antigo BrOffice, atualmente chamado de LibreOffice, é um dos
melhores suite de escritório livre. O mesmo oferece editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e bancos de dados esperados de uma suite profissional e as escolas devem se apropriar das versões mais ressentes.
Através das tecnologias eletrônicas é possível a gravação de
áudio, sua manipulação e seu fluxo pela rede de computadores. Há
certa facilidade na gravação de áudio, podendo a mesma ser feita
pelo celular, rádio, gravador específico, ou pelo próprio
computador. A partir da gravação é possível fazer mixagem através
de dezenas de editores de áudio, muitos podem ser obtidos
gratuitamente, como, por exemplo, o Audacity. É possível salvar em
diversos formatos, entre eles o mp3, mp4, avi, podemos também
converter os formatos salvos por softwares gratuitos como o AristaTranscoder que roda no Linux. Após, a mesma pode ser publicada na
internet ou salvar em mídias de armazenamento móveis, como os pen
drivers, Cds, DVDs, mp3s.
Da mesma facilidade do áudio, o vídeo passou por uma
transformação resultando em imagens cada vez melhores. O computador, atualmente, apresenta um bom processamento de dados comparados aos
computadores de 5 anos atrás, salvo as da maioria das escolas. O
celular, as câmeras digitais tornaram-se atração dos jovens. O
processo digital permite a gravação em maior escala e possibilita a
manipulação das imagens através de editores de vídeos como o Kdenlive, Movie Maker entre outros, podendo acrescentar, vídeos, sons, imagens e
texto.
A internet leva os professores a um novo paradoxo frente ao
aprender e integrar pessoas sem barreiras geográficas. O
Professor tem a possibilidade de integrar saberes com os seus alunos,
e todos têm, juntos a possibilidade de estreitar as fronteiras, ou
seja, trocar conhecimentos com diversas pessoas, inclusive de outras partes do
mundo. As multimídias proporciona professor e aluno um ambiente mútuo
de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.
Com estes recursos leva-se a interconexão de redes como também a
possibilidade do aluno ser autor do próprio conhecimento, levando a
informação de forma sincrônica (em tempo real) ou assincrônica,
(de acordo com a possibilidade do tempo, resultando em uma
flexibilidade). Além disso, há de questionar como a
aprendizagem pode se desenvolver utilizando a informática como um
recurso que está em constante transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário