segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ENEM 2014


Confira as novidades sobre o Enem 2014. 

Enem 2014: Antes que as especulações aumentassem, o novo ministro da Educação no Brasil, José Henrique Paim, concedeu entrevista coletiva e descartou a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no meio do ano. As provas continuarão sendo aplicadas da mesma maneira que acontece desde 2009, ano em que o Exame passou por grandes mudanças.
Criado pelo Governo Federal em 1998, o Enem tinha como único objetivo avaliar o desempenho dos alunos ao fim da educação básica. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Exame ainda contempla a antiga função, mas também se tornou o principal meio de acesso ao ensino superior no país, bem como um importante mecanismo de mobilidade acadêmica.

Enem 2014 terá única edição no fim do ano

Em 2012, quando Fernando Haddad era o ministro da Educação, chegou a haver a publicação de uma portaria com o cronograma de uma segunda prova no mesmo ano, com objetivo de ampliar as chances de o candidato ingressar no ensino superior. No entanto, a promessa não saiu do papel e ainda não há previsão de quando, ou se, isso realmente irá ocorrer.
O fato é que Paim já afirmou que as provas do Enem 2014 serão aplicadas em única etapa, no fim do ano. Segundo o ministro, o “horizonte é trabalhar com um Exame”. A organização de tudo o que envolve as provas, que são realizadas em dois dias, é muito complexa e exige muita atenção, competência e segurança. Portanto, o patamar atual não beneficia a ideia de duas edições em um só ano.
A partir de 2009 a nota do Enem passou a ser utilizada por universidades, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), como parte única ou parcial de seus processos seletivos, substituindo os tradicionais vestibulares. O Enem 2014 também será requisito para o processo de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas de estudo superior em faculdades particulares, bem como para o auxílio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), participação no Ciência sem Fronteiras e, se for o caso, na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
Faltam cerca de 09 meses para a aplicação do teste. Quem se preparar com maior tempo e qualidade sairá na frente da concorrência, que é maior a cada ano. Sabendo disso, oferecemos a apostila digital do Enem 2014, contendo tudo de necessário para quem pretende mandar bem nas provas e alcançar os objetivos. A entrega é rápida e feita pelos Correios em qualquer cidade do país. Veja como adquirir a sua e bons estudos!

Disponível em: http://www.enem2014.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário