sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Raízes das plantas


        As raízes são órgãos geralmente subterrâneos, aclorofilados e com ramificações.

Funções das Raízes

        As funções da raiz são fixar as plantas no solo e absorver água e sais minerais, que são transportados para o restante da planta (seiva bruta). Algumas raízes, ainda, acumulam reserva nutritiva para a planta e são muito comuns em nossa alimentação. A raiz, assim como o caule e a folha é considerada um órgão de nutrição da planta.
        As raízes, juntamente com a matéria orgânica existente no solo, como folhas e caules em decomposição, contribuem para que o solo permaneça no local, sem que a mesma seja levada pelas chuvas até os rios e lagos, destruindo o ecossistema aquático. Por isso, a importância de um boa cobertura do solo, principalmente, nas barrancas dos rios, como é o caso da mata ciliar.

Tipos básicos de raízes

Raízes fasciculadas: Compõem-se de um conjunto de raízes finas que têm origem em um ponto único. Não existe nessas raízes uma ramificação mais desenvolvida que a outra. Ocorrem em monocotiledôneas, como grama, milho, cana, etc.

Raízes pivotantes: Nesse sistema, existe uma raiz principal que, em geral, é maior que as demais e que penetra, verticalmente, no solo. Da raiz principal partem as raízes laterais que, também, se ramificam.Exemplo: Ocorrem nas dicotiledôneas, como o feijão, café, laranjeira, picão, etc, e nas gimnospermas.

Sistema de raízes

Coifa: Protege a ponta da raiz.
Região lisa ou de crescimento: É a região onde ocorre o maior crescimento da raiz.
Região pilífera ou de pelos absorventes: Região que amplia a superfície de contato da raiz com o solo e, conseqüentemente, a capacidade de absorção de água e sais minerais.
Região de ramificação ou suberosa: Região que a raiz se ramifica, originando outras raízes, facilitando a fixação da planta ao solo, aumentando a superfície de absorção.
Colo ou coleto: Ponto de encontro da raiz com o caule.

Um comentário: