quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aula prática - Transpiração das plantas

Experimento para constatar a transpiração das plantas

Objetivo
Demonstrar o processo de transpiração da planta.

Material

  • Um vaso não muito grande, contendo um planta viva cheio de ramos e folhas.
  • Dois sacos plásticos incolores, secos e sem furo. Um dos sacos deve ser, suficientemente grande, para envolver o vaso ou ramo da planta.
  • Barbante.
  • Fita adesiva.
Procedimento

Colocar uma das ramificações da planta dentro de um saco plástico e amarrar na planta com um barbante. Em seguida, colocar o vaso perto de uma janela, onde recebe luz solar.
Em um outro saco plástico, encher de ar e amarrar  bem sua borda. Após, pendurar o saco na parede da sala, em um ponto próximo à planta teste. Esse saco serve com controle da experiência.
Após, alguns minutos, observar o interior dos dois sacos e pedir para que o aluno anote num papel sua resposta para as seguintes questões:
a) Como você explica a diferença no interior dos dois sacos plásticos?
b) Se envolvermos com plástico dois ramos, um com poucas folhas e outro com muitas folhas, poderíamos obter resultados diferentes entre eles? Por quê?
c) Se o experimento for feito com um cacto, haverá diferença em relação ao ramo com folhas? Por quê?

Conclusão: As paredes internas do saco ficaram cheias de gotas de água, porque o vapor de água eliminado pelas folhas se condensou, transformando-se em líquido.

53 comentários:

  1. qual e o ciclo da água nessa plata

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA !!!ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO ESCOLAR

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito no meu trabalho dessa experiencia

    ResponderExcluir
  4. obrigado por compartilhar assunto que nos ajudam nos trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado,meu professor chato tava pedindo esse trabalho

    ResponderExcluir
  6. Ajudou na tarefa do meu filho de 7 anos, obgda

    ResponderExcluir
  7. Ajudou bastante na tarefa escolar do meu filho de 7 anos.muito grata. Deus te abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito com a minha pesquisa escolar... Muito obrigado.😉

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito com a minha pesquisa escolar... Muito obrigado.😉

    ResponderExcluir
  10. Me ajudou muito no trabalho de ciências

    ResponderExcluir
  11. Obrigado era tudo que eu queria para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  12. aconte q o cacto tem reservatorio de agua

    ResponderExcluir
  13. Vai me ajudar no meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  14. Se a planta estivesse em um saco escuro pra não receber luz oque aconteceria ?

    ResponderExcluir
  15. O que acontece com saco plástico em 30 minutos uma hora duas horas

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma esperiençia parecida com essa .voçe me ajudou e muuuuuito.obrigado

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante e muito isso fais nos ajuda muito né gente bei para mi porque eu não sei de vocês

    ResponderExcluir
  18. Me ajudou muito,obrigada

    ResponderExcluir
  19. Alguém pode me ajudar?
    Transplantei uma Jaboticabeira adulta e danificou um pouco a raíz,um rapaz me orientou a cobri toda a árvore com um saco plástico transparente isso resolveria?

    ResponderExcluir
  20. Vc poderia fazer mais experimentos???

    ResponderExcluir
  21. Vc poderia fazer mais experimentos???

    ResponderExcluir
  22. Você me salvou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma dúvida como a planta transpira com a condensou?

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por ajudar o meu filho nessa pesquisa

    ResponderExcluir
  25. Excelente nos ajudou muito nesse trabalho

    ResponderExcluir
  26. Muito legal, não tem mais experimentos não assim?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia muito obrigado pela ajuda esta bem clara a resposta.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo..nos ajudou no trabalho de aula.

    ResponderExcluir