Este Blog tem como objetivo oferecer suporte didático, compartilhar atividades e sugestões para o ensino de Ciências e Biologia.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
VARÍOLA
Transmissão: Gotículas de saliva, contato direto, objetos contaminados (copos, garfos etc).
Modo de infecção: O vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias, dissemina-se pela corrente circulatória e instala-se na pele e mucosas, causando as ulcerações da doença.
FEBRE AMARELA
Transmissão: Através da picada do mosquito Aedes aegypti, que se contamina ao picar um homem ou outro mamífero contaminado.
Modo de infecção: O vírus é introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo através do sangue e instala-se no fígado, baço, rins, medula óssea e gânglios linfáticos.
1) A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a que transmite a febre amarela, se previamente houver sugado o sangue de um enfermo dessa febre durante os três primeiros dias da enfermidade.
2) Depois de picar, necessita o mosquito de 12 dias até torna-se infetante. Fica depois infetante até morrer.
SARAMPO
Ataca principalmente as crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, embora também possa ser contraída por adultos.
A pessoa que já teve sarampo fica imunizada, e a imunidade é transmitida pela mãe ao bebê até os 4 ou 6 meses de idade, principalmente se ele receber leite materno.
O período de incubação é, em média, de 10 dias, podendo variar de 9 a 14 dias.
Modo de infecção: O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias, cai na corrente sangüínea e se dissemina por diversas partes do corpo.
GRIPE
Transmissão: Transmitida por contato direto através do aparelho respiratório e com período de incubação de 36 a 48 horas, é causada por vírus de vários tipos. Muitas vezes confundido com resfriado (cujo vírus causador é diferente), ela é pouco freqüente em crianças menores de cinco anos. costumam se manifestar por períodos que duram de 4 a 10 dias.
HERPES
Transmissão: Contato direto com herpéticos na fase de manifestação da doença.
Copo
Beijo
Sol (A radiação dos raios ultra-violeta agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica).
Modo de infecção: O tipo I, mais freqüente, desenvolve lesões na pele e na boca; o tipo II ou herpes genital é DST.
Nos dois surgem pequenas bolhas, que se ulceram, havendo a seguir a cicatrização da pele, sem dar sinal da manifestação do vírus. Estes podem ficar latentes por muito tempo, até voltarem a se manifestar.
DENGUE
Transmissão: Picada do Aedes aegypti, durante o dia.
Modo de infecção: Forma benigna e forma hemorrágica, a qual pode levar à morte. Dores de cabeça e nas juntas, fraqueza, falta de apetite, febre e pele manchada. Nunca se deve tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico.
AIDS
A síndrome da imunodeficiência adquirida é causada pelo vírus HIV ou vírus da imunodeficiência humana, que ataca células do sistema imunológico,
Transmissão: Através do contato por sangue, sêmen ou secreções vaginais. Isso ocorre pelo ato sexual, pela recepção de sangue contaminado, pelo uso de seringas ou agulhas contaminadas, de mãe para filho durante a vida uterina ou na hora do parto, ou ainda por transplante de órgãos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário