segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

TEMA
Coração e o sistema circulatório

OBJETIVOS

Analisar e identificar a importância do batimento cardíaco;

Identificar as partes do coração e estudar seu funcionamento;

Estudar o caminho do sangue pelo organismo diferenciando circulação sistêmica da pulmonar;

Diferenciar artérias, veias e capilares sanguíneos.


PÚBLICO ALVO

Educação Básica: 7º série do ensino fundamental

MATERIA DIDÁTICO
Vídeo, computador, datashow, internet.

Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas

1 º ETAPA – Problematização

Duração 15 min

Questionar a importância do coração e da circulação sanguínea para o organismos.
Para que serve o coração?
Como funciona o coração?
O que o sangue transporta para o corpo?
Quando o coração bate mais rápido e por quê?
O que é frequência cardíaca?

2 º ETAPA - Medindo a freqüência cardíaca e o ritmo respiratório
Duração: 25 mim

Material a ser usado

1.1 cronômetro (ou um relógio que marque os segundos) para cada dupla.
2.papel e lápis para anotar os resultados das medições.

Procedimento

Pedir aos estudantes que formem duplas, nas quais inicialmente um deles faz o papel de “paciente” e o outro realiza as medidas e anotações. Em seguida, esses papéis devem inverter-se.
Começa-se pelas medidas da frequência cardíaca durante o repouso. O estudante que faz o papel de paciente deve permanecer sentado ou deitado, de olhos fechados e respirando tranqüilamente. Deve-se anotar o ritmo respiratório por um minuto. Para medir a frequência cardíacas, o estudante que faz as medidas deve localizar o “pulso” em uma das artérias do braço ou do pescoço e contar o número de batimentos durante um minuto. Em seguida, deve-se contar o número de batimentos durante 10 ou 15 segundos, multiplicando-se o valor por 6 ou por 4, respectivamente. Peça aos estudantes que comparem essas duas medidas. Embora a contagem durante um minuto inteiro seja mais precisa, as medidas abreviadas têm a vantagem de ser mais rápidas. Depois de registrar a freqüência cardíaca durante o repouso, pode-se medi-la após um exercício físico (tal como correr, andar depressa, subir escadas etc.). Nesses casos, em que a freqüência tem de ser medida rapidamente, sugira aos estudantes que usem a técnica de contar os batimentos durante 10 ou 15 segundos, multiplicando os valores por 6 ou por 4 para obter o valor em 1 minuto. Peça que eles contem o número de batimentos imediatamente depois do exercício, contando novamente a cada minuto, durante 5 minutos. A freqüência cardíaca, que aumenta muito durante o exercício, cai rapidamente ao longo do repouso subseqüente.


3 º ETAPA - Na sala informatizada
Duração: 45 mim

É possível a construção dos gráficos e tabelas dos resultados das medições. Poderá ser usados o editor de planilhas (Broffice calc).
Ajude os estudantes a organizar suas medições. Pode-se, por exemplo, reunir as medidas de toda a classe, e calculando-se o valor médio de freqüência cardíaca em repouso (os valores após o exercício devem variar muito, devido às diferentes intensidades dos exercícios praticados).
Após isso o professor poderá discutir o significado fisiológico de a freqüência cardíaca aumentar depois de uma atividade física intensa.
Poderá explicar a diferenças de ritmo respiratório e cardíaco nas duas situações e que as mesmas demoram certo tempo para voltar ao ritmo de um pessoa descansada.

4º ETAPA – APROFUNDAMENTO – Sala informatizada
No endereço abaixo podemos utilizar o datashow para representar e explicar o conteúdo.
http://www.planetabio.com/transporte.html

No endereço abaixo podemos apresentar o coração humano em funcionamento, evidenciando as câmaras cardíacas e o caminho percorrido pelo sangue no coração utilizando o datashow.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10110


Avaliação

Apresentar os gráficos sobre os diferentes ritmo respiratório e cardíaco. Relatar as diferenças de ritmo respiratório e cardíaco nas duas situações e que as mesmas demoram certo tempo para voltar ao ritmo de um pessoa descansada. Relatar como funciona o coração, sua importância e vasos sanguíneos.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídia. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm . Acesso em 13/09/2010.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

SIMONKA, CALOS ESTEVÃO. Coleção para gostar de ciências – Corpo Humano Sistemas – Circulatório e Nervoso. 1º edição, Editora Multimídia – São Paulo, 2008.

GEWANDSZNAJDER, FERNANDO. Ciências Nosso corpo 7º série. Editora Ática: São Paulo, 2002.

FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Portal do professor. Disponível em: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10110. Acesso em: 10 de setembro de 2010.

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Disponível em: http://www.planetabio.com/transporte.html. Acesso em: 10 de setembro de 2010.

GÓMEZ, A. I. Pérez. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. T.; GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

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